Flag Football

  • 0

Flag Football

O Flag é uma variante do futebol americano sem contacto, onde em vez de placarmos os jogadores, a defesa tenta remover uma flag do portador da bola para finalizar uma jogada e assim parar o ataque e impedi-lo de avançar no terreno e marcar.

A modalidade é, em muito semelhante à variante de tackle, no que diz respeito ao fato de termos ataque e defesa, 4 downs para avançarmos, huddle para combinar jogadas, nomes de posições e jogadas, tais como quarterback, wide receiver, slant, post-corner, ou do lado da defesa, corner, safety, cover 1. 

Existem formas diferentes de jogar, sendo que a mais utilizada é a de equipas de 5 elementos em campo, com as equipas a serem mistas. Tal como no tackle podem existir jogadores que só fazem ataque ou defesa, e geralmente existe sempre um jogador, que é o quarterback, mais especializado, sendo ele o responsável por quase todos os passes no lado do ataque.

O campo é um pouco diferente do de tackle, tendo 2 metades de 25 jardas. Cada sequência de jogadas (ou drive) começa nas 5 jardas (ou yards), e cada drive tem 4 tentativas (ou downs) para puder avançar e continuar em campo até marcar. Se nos 4 downs não conseguir marcar ou avançar até ao meio campo, perde o direito a atacar e tem que devolver a bola à equipa contrária. Se conseguir chegar ao meio campo, consegue assim um 1º down e assim uma nova série de 4 downs para marcar.

A equipa que se encontra a defender é responsável por não permitir o ataque conseguir pontuar e assim conseguir que a bola troque de lado e assim serem eles a passarem ao ataque.

O Flag é óptimo como modalidade de aprendizagem e desenvolvimento inicial para o tackle, pois tem muitas bases comuns de trabalho, dinâmicas, nomenclatura, técnica e táctica. Serve como uma entrada no mundo do futebol americano, mas pode ser jogado com 8 ou 80 anos. É muito simples e fácil de aprender a jogar, sendo uma modalidade em plena expansão em todo o mundo. Apesar de ser muito usada como modalidade para os jovens existem campeonatos a nível internacional a serem jogados por seniores.

Na nossa escola de Flag podes aprender e desenvolver as tuas skill técnicas e quem sabe um dia dares o salto e seres um jogador de futebol americano. Neste momento temos uma equipa mais direccionada para as idades de formação U18 (14 aos 18 anos), mas se quiseres experimentar entra em contacto connosco, para assim saberes como podes experimentar este desporto que tanto amamos.

Vem jogar Flag connosco.


Leave a Reply

Queres saber mais sobre a prática do Futebol Americano e de Flag Football?

%d bloggers like this: